Regras para proposição de trabalhos

Comunicações orais
Proponentes

Pesquisadores, Extensionistas e/ou Professores vinculados às Universidades Públicas ou Privados, Estudantes de Graduação e Pós-graduação.
Forma de submissão da proposta

Envio de resumo simples, com indicação do tema, objetivos, metodologia, principais perspectivas e fontes teóricas adotadas e conclusões alcançadas na pesquisa ou atividade de extensão que ensejam a comunicação. Texto contínuo, em um só parágrafo, contendo de 200 a 500 palavras. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, sendo indicadas as fontes citadas no texto. Fontes não citadas expressamente no texto do resumo, mas de importância fundamental para a pesquisa ou extensão, podem ser acrescidas. Indicar três palavras-chave. Serão aceitos resumos em português ou espanhol.
O resumo será enviado por meio de formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2, em que deverá ser indicado o Grupo de Trabalho escolhido e os dados do(a)(s) Autor(a)(s).
Apresentação

As propostas aprovadas serão apresentadas nas sessões dos Grupos de Trabalho, sendo possível que a organização do Evento, se oportuno, altere o GT indicado pelo(a)(s) autor(a)(s) a bem da organização dos espaços e da pertinência temática.
 O(a)(s) autor(a)(s) disporão de 15 minutos para apresentação do trabalho, de forma oral. Após as apresentações haverá oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à Coordenação do GT a administração do tempo disponível, considerando o número de apresentações e o razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos apresentantes, ao final, tempo para considerações finais. Podem ser utilizados recursos visuais, com o uso de projetor. O(a)(s) autor(a)(s) deverá disponibilizar o respectivo arquivo digital à Coordenação do GT no início de sua respectiva sessão.
Comunicações orais e relatos de experiência dividirão as mesmas sessões, sendo objetivo da metodologia proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento científico e os saberes e a práticas populares.
Publicação de Anais

Os autores deverão  encaminhar a versão final dos trabalhos efetivamente apresentados, em formato de artigo acadêmico, para fins de publicação nos Anais do Evento, que serão disponibilizados em formato virtual, obedecendo a data limite estabelecida nesse edital.
Serão publicados, em separado, os Anais da XI Feira do Semiárido (Grupos 4, 5 e 6) e do II CIEPS- Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (Grupos de Trabalho 1, 2 e 3).
Os textos poderão ser redigidos em português ou espanhol.
Estabelecem-se como critérios formais para os artigos:
- de 12 a 15 páginas tamanho A4 (margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm), fonte Arial; espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples; sem espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um espaço simples; texto justificado, inclusive referências, exceto título e autores, centralizados; parágrafos com recuo na primeira linha de 2 cm, exceto subtítulos e referências.
- título em maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado; nome(s) autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, seguidos de nota de rodapé em que se indique titulação acadêmica, instituição de origem e endereço eletrônico;
- todo o texto com fonte tamanho 12, exceto citações longas, fonte 11, e título do artigo, fonte 14. Sub-títulos em maiúsculas e negrito, padrão ABNT.
- estrutura do artigo contendo, nesta ordem: título, autores, resumo (até 150 palavras), palavras-chave (até três), introdução, subtítulo(s) de desenvolvimento, conclusão, referências.
- adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520)
- Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT.
- A publicação do texto nos Anais pode ser condicionada a correções técnicas sugeridas pela Comissão Científica dos Eventos.



Pôsteres
Proponentes
Pesquisadores, Extensionistas e/ou Professores, Estudantes de Graduação e Pós-graduação.
Forma de submissão da proposta

Serão contempladas duas formas de pôster:

1) Pôster simples:
Envio de resumo simples, com indicação do tema, objetivos, metodologia, principais perspectivas e fontes teóricas adotadas e conclusões alcançadas na pesquisa ou atividade de extensão que ensejam a comunicação. Texto contínuo, em um só parágrafo, contendo de 200 a 500 palavras. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, sendo indicadas as fontes citadas no texto. Fontes não citadas expressamente no texto do resumo, mas de importância fundamental para a pesquisa ou extensão, podem ser acrescidas. Indicar três palavras-chave. Serão aceitos resumos em português ou espanhol.
O resumo será enviado por meio de formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2, em que deverá ser indicado o Grupo de Trabalho escolhido, e os dados do(a)(s) Autor(a)(s).
2) Pôster interativo:
Trata-se de um formato pensado pelos organizadores do Evento com o intuito de integrar mais fortemente a programação científica ao objetivo de disseminação de conhecimentos, especialmente entre o público não acadêmico.
O(a) interessado(a) neste formato, além da apresentação do pôster convencional, disporá de espaço, integrado à Feira de economia popular e solidária e agricultura familiar, para apresentação de experimentos, produtos, maquetes, modelos, etc. relativos aos resultados da pesquisa apresentada. Serão designados dia e período para que o a apresentação fique exposta e acessível ao público da Feira, com o intuito de disseminação dos conhecimentos produzidos, troca de experiências e contato interativo do público.
Neste caso, em formulário próprio disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2, deverá ser enviado o resumo simples, com as mesmas características apontadas acima, acompanhado de relato da apresentação proposta, descrevendo-se os materiais que serão apresentados, o espaço e recursos necessários para apresentação e a sua finalidade.
Apresentação

1) Pôster simples

As propostas aprovadas serão apresentadas no formato de pôster, que serão expostos nos espaços e horários determinados pela Coordenação do Evento, ensejos em que deverá se fazer presente pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho, para esclarecimentos ao público interessado.
O pôster deverá obedecer à dimensão total de 0,90m de largura x 1,00m de altura, tipo Banner. No pôster devem constar: título do trabalho (idêntico ao da proposta apresentada); nome do(a)(s) autor(a)(s) e suas instituições; nome do(a) orientador(a) e agência de fomento da pesquisa, se for o caso; título do GT a que se relaciona; apresentação geral da pesquisa ou atividade de extensão com definição de seu tema e objetivos; apresentação dos procedimentos metodológicos adotados; resultados obtidos e referências.
É permitida também a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do relato escrito.

1) Pôster interativo

As propostas aprovadas serão apresentadas no formato de pôster, nas mesmas especificações acima, associado à apresentação descrita pelo(a) proponente, a ser realizada nos espaços e horários determinados pela Coordenação do Evento, ensejos em que deverá se fazer presente pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho.

O(a) proponente assumirá a responsabilidade pelo material e mobiliário necessário para a apresentação.

Publicação de Anais

No caso dos trabalhos apresentados em formato de Pôster somente serão publicados os resumos simples (pôsteres simples ou interativos) aprovados e efetivamente apresentados. A publicação do texto nos Anais do Evento pode ser condicionada a correções técnicas sugeridas pela Comissão Científica do Evento.
Serão publicados, em separado, os Anais da XI Feira do Semiárido (Grupos 4, 5 e 6) e do II CIEPS- Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (Grupos de Trabalho 1, 2 e 3).



Relatos de Experiência
Proponentes

Movimentos sociais, entidades da sociedade civil, iniciativas ou entidades da economia popular e solidária (cooperativas ou outras sociedades simples, associações, redes, grupos produtivos informais), iniciativas da agricultura familiar,  projetos ou turmas de Escolas Família Agrícolas - EFAs ou similares etc.
Forma de submissão da proposta

Inscrição da proposta, por meio do formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2.
A experiência que se deseja apresentar deve ser descrita de forma simples, explicando-se como, onde, quando ocorreu, quais eram seus objetivos e quais foram seus resultados, que pessoas foram envolvidas.
Para a seleção das propostas pela Comissão Científica não serão relevantes aspectos formais da apresentação, mas serão valorados primordialmente:
- a capacidade de as experiências relatadas representarem, por meio de vivências concretas, as questões em discussão nos GTs;
- potencial emancipatório, valorização da cultura local e do saber popular, criatividade na superação dos obstáculos.

Os(as) proponentes deverão indicar o GT onde se pretende apresentar o relato de experiência, sendo possível que a organização do Evento, se oportuno, altere o GT indicado pelo(a)(s) autor(a)(s) a bem da organização dos espaços e da pertinência temática.
Apresentação

Comunicações orais e relatos de experiência dividirão as mesmas sessões, sendo objetivo da metodologia proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento científico e os saberes e práticas populares.
O grupo proponente, por meio do(a)(s) representantes indicado(a)(s) na proposta, disporá de 15 minutos para apresentação da experiência, de forma oral, podendo-se adotar formas não acadêmicas (como música, dança, representação teatral etc.), desde que sejam capazes de representar a experiência, favorecendo e enriquecendo as discussões, e de atender o tempo disponível.
Podem ser utilizados recursos visuais (a exemplo de slides, vídeos), com o uso de projetor. O grupo deverá disponibilizar o respectivo arquivo digital à Coordenação do GT no início de sua respectiva sessão.
Após as apresentações haverá oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à Coordenação do GT a administração do tempo disponível, considerando o número de participantes e o razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos apresentantes, ao final, tempo para considerações finais.

Publicação de Anais

A Coordenação dos GTs, com o auxílio dos Monitores destacados para esta função, será responsável por elaborar, ao final dos trabalhos, uma síntese das experiências apresentadas.
A Coordenação Científica do Evento, com base nos relatos dos GTs, ficará responsável pela redação final da descrição das experiências, que será publicada nos Anais dos Eventos.
Serão publicados, em separado, os Anais da XI Feira do Semiárido (Grupos 4, 5 e 6) e do II CIEPS- Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (Grupos de Trabalho 1, 2 e 3).



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