Comunicações
orais
|
Proponentes
Pesquisadores,
Extensionistas e/ou Professores vinculados às Universidades Públicas ou
Privados, Estudantes de Graduação e Pós-graduação.
Forma de submissão da proposta
Envio de resumo
simples, com indicação do tema, objetivos, metodologia, principais perspectivas
e fontes teóricas adotadas e conclusões alcançadas na pesquisa ou atividade
de extensão que ensejam a comunicação. Texto contínuo, em um só parágrafo,
contendo de 200 a 500 palavras. Adota-se o sistema de chamada autor-data,
com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de
Normas Técnicas – ABNT, sendo indicadas as fontes citadas no texto. Fontes
não citadas expressamente no texto do resumo, mas de importância fundamental
para a pesquisa ou extensão, podem ser acrescidas. Indicar três
palavras-chave. Serão aceitos resumos em português ou espanhol.
O resumo será
enviado por meio de formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2, em que
deverá ser indicado o Grupo de Trabalho escolhido e os dados do(a)(s)
Autor(a)(s).
Apresentação
As propostas
aprovadas serão apresentadas nas sessões dos Grupos de Trabalho, sendo
possível que a organização do Evento, se oportuno, altere o GT indicado
pelo(a)(s) autor(a)(s) a bem da organização dos espaços e da pertinência
temática.
O(a)(s) autor(a)(s) disporão de 15 minutos
para apresentação do trabalho, de forma oral. Após as apresentações haverá
oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à Coordenação do GT a
administração do tempo disponível, considerando o número de apresentações e o
razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos apresentantes, ao
final, tempo para considerações finais. Podem ser utilizados recursos
visuais, com o uso de projetor. O(a)(s) autor(a)(s) deverá disponibilizar o
respectivo arquivo digital à Coordenação do GT no início de sua respectiva
sessão.
Comunicações
orais e relatos de experiência dividirão as mesmas sessões, sendo objetivo da
metodologia proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento científico
e os saberes e a práticas populares.
Publicação de Anais
Os autores
deverão encaminhar a versão final dos
trabalhos efetivamente apresentados, em formato de artigo acadêmico, para
fins de publicação nos Anais do Evento, que serão disponibilizados em formato
virtual, obedecendo a data limite estabelecida nesse edital.
Serão
publicados, em separado, os Anais da XI Feira do Semiárido (Grupos 4, 5 e 6)
e do II CIEPS- Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e
Desenvolvimento Local (Grupos de Trabalho 1, 2 e 3).
Os
textos poderão ser redigidos em português ou espanhol.
Estabelecem-se
como critérios formais para os artigos:
-
de 12 a 15 páginas tamanho A4 (margens esquerda e superior de 3 cm, direita e
inferior de 2 cm), fonte Arial; espaçamento entre linhas de 1,5
linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples; sem
espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um
espaço simples; texto justificado, inclusive referências, exceto título e
autores, centralizados; parágrafos com recuo na primeira linha de 2 cm,
exceto subtítulos e referências.
-
título em maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado; nome(s) autor(a)(s)
em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula, seguidos
de nota de rodapé em que se indique titulação acadêmica, instituição de
origem e endereço eletrônico;
-
todo o texto com fonte tamanho 12, exceto citações longas, fonte 11, e título
do artigo, fonte 14. Sub-títulos em maiúsculas e negrito, padrão ABNT.
-
estrutura do artigo contendo, nesta ordem: título, autores, resumo (até 150
palavras), palavras-chave (até três), introdução, subtítulo(s) de
desenvolvimento, conclusão, referências.
-
adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de
acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR
6023 e NBR10520)
-
Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT.
-
A publicação do texto nos Anais pode ser condicionada a correções técnicas
sugeridas pela Comissão Científica dos Eventos.
|
Pôsteres
|
Proponentes
Pesquisadores, Extensionistas
e/ou Professores, Estudantes de Graduação e Pós-graduação.
Forma de
submissão da proposta
Serão
contempladas duas formas de pôster:
1) Pôster simples:
Envio de resumo
simples, com indicação do tema, objetivos, metodologia, principais
perspectivas e fontes teóricas adotadas e conclusões alcançadas na pesquisa
ou atividade de extensão que ensejam a comunicação. Texto contínuo, em um só
parágrafo, contendo de 200 a 500 palavras. Adota-se o sistema de chamada autor-data,
com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de
Normas Técnicas – ABNT, sendo indicadas as fontes citadas no texto. Fontes
não citadas expressamente no texto do resumo, mas de importância fundamental
para a pesquisa ou extensão, podem ser acrescidas. Indicar três
palavras-chave. Serão aceitos resumos em português ou espanhol.
O resumo será
enviado por meio de formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2, em que
deverá ser indicado o Grupo de Trabalho escolhido, e os dados do(a)(s)
Autor(a)(s).
2) Pôster interativo:
Trata-se de um formato pensado pelos organizadores
do Evento com o intuito de integrar mais fortemente a programação científica
ao objetivo de disseminação de conhecimentos, especialmente entre o público
não acadêmico.
O(a) interessado(a) neste formato, além da apresentação
do pôster convencional, disporá de espaço, integrado à Feira de economia
popular e solidária e agricultura familiar, para apresentação de
experimentos, produtos, maquetes, modelos, etc. relativos aos resultados da
pesquisa apresentada. Serão designados dia e período para que o a
apresentação fique exposta e acessível ao público da Feira, com o intuito de
disseminação dos conhecimentos produzidos, troca de experiências e contato
interativo do público.
Neste caso, em formulário próprio
disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2, deverá ser enviado o resumo simples,
com as mesmas características apontadas acima, acompanhado de relato da
apresentação proposta, descrevendo-se os materiais que serão apresentados, o
espaço e recursos necessários para apresentação e a sua finalidade.
Apresentação
1) Pôster simples
As propostas aprovadas serão
apresentadas no formato de pôster, que serão expostos nos espaços e horários
determinados pela Coordenação do Evento, ensejos em que deverá se fazer
presente pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho, para
esclarecimentos ao público interessado.
O pôster deverá obedecer à
dimensão total de 0,90m de largura x 1,00m de altura, tipo Banner. No
pôster devem constar: título do trabalho (idêntico ao da proposta
apresentada); nome do(a)(s) autor(a)(s) e suas instituições; nome do(a)
orientador(a) e agência de fomento da pesquisa, se for o caso; título do GT a
que se relaciona; apresentação geral da pesquisa ou atividade de extensão com
definição de seu tema e objetivos; apresentação dos procedimentos
metodológicos adotados; resultados obtidos e referências.
É permitida também a utilização
de figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas possíveis, além do relato
escrito.
1) Pôster interativo
As propostas aprovadas serão
apresentadas no formato de pôster, nas mesmas especificações acima, associado
à apresentação descrita pelo(a) proponente, a ser realizada nos espaços e
horários determinados pela Coordenação do Evento, ensejos em que deverá se
fazer presente pelo menos um(a) dos(as) autores(as) do trabalho.
O(a) proponente assumirá a
responsabilidade pelo material e mobiliário necessário para a apresentação.
Publicação de Anais
No caso dos trabalhos
apresentados em formato de Pôster somente serão publicados os resumos simples
(pôsteres simples ou interativos) aprovados e efetivamente apresentados. A
publicação do texto nos Anais do Evento pode ser condicionada a correções técnicas
sugeridas pela Comissão Científica do Evento.
Serão
publicados, em separado, os Anais da XI Feira do Semiárido (Grupos 4, 5 e 6)
e do II CIEPS- Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e
Desenvolvimento Local (Grupos de Trabalho 1, 2 e 3).
|
Relatos
de Experiência
|
Proponentes
Movimentos sociais, entidades
da sociedade civil, iniciativas ou entidades da economia popular e solidária (cooperativas
ou outras sociedades simples, associações, redes, grupos produtivos
informais), iniciativas da agricultura familiar, projetos ou turmas de Escolas Família
Agrícolas - EFAs ou similares etc.
Forma de
submissão da proposta
Inscrição da proposta, por meio
do formulário eletrônico disponível no link https://goo.gl/forms/41W6oIU3EsEvCkWS2.
A experiência
que se deseja apresentar deve ser descrita de forma simples, explicando-se
como, onde, quando ocorreu, quais eram seus objetivos e quais foram seus
resultados, que pessoas foram envolvidas.
Para a seleção
das propostas pela Comissão Científica não serão relevantes aspectos formais
da apresentação, mas serão valorados primordialmente:
- a capacidade
de as experiências relatadas representarem, por meio de vivências concretas,
as questões em discussão nos GTs;
- potencial
emancipatório, valorização da cultura local e do saber popular, criatividade
na superação dos obstáculos.
Os(as) proponentes deverão
indicar o GT onde se pretende apresentar o relato de experiência, sendo
possível que a organização do Evento, se oportuno, altere o GT indicado
pelo(a)(s) autor(a)(s) a bem da organização dos espaços e da pertinência
temática.
Apresentação
Comunicações orais e relatos de
experiência dividirão as mesmas sessões, sendo objetivo da metodologia
proporcionar o diálogo e a troca entre o conhecimento científico e os saberes
e práticas populares.
O grupo
proponente, por meio do(a)(s) representantes indicado(a)(s) na proposta,
disporá de 15 minutos para apresentação da experiência, de forma oral,
podendo-se adotar formas não acadêmicas (como música, dança, representação
teatral etc.), desde que sejam capazes de representar a experiência,
favorecendo e enriquecendo as discussões, e de atender o tempo disponível.
Podem ser
utilizados recursos visuais (a exemplo de slides, vídeos), com o uso
de projetor. O grupo deverá disponibilizar o respectivo arquivo digital à
Coordenação do GT no início de sua respectiva sessão.
Após as
apresentações haverá oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo
à Coordenação do GT a administração do tempo disponível, considerando o
número de participantes e o razoável consenso dos participantes,
concedendo-se aos apresentantes, ao final, tempo para considerações finais.
Publicação de Anais
A Coordenação dos GTs, com o
auxílio dos Monitores destacados para esta função, será responsável por
elaborar, ao final dos trabalhos, uma síntese das experiências apresentadas.
A Coordenação
Científica do Evento, com base nos relatos dos GTs, ficará responsável pela
redação final da descrição das experiências, que será publicada nos Anais dos
Eventos.
Serão
publicados, em separado, os Anais da XI Feira do Semiárido (Grupos 4, 5 e 6)
e do II CIEPS- Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e
Desenvolvimento Local (Grupos de Trabalho 1, 2 e 3).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário