quinta-feira, 17 de maio de 2018

O Clube de Trocas do II CIEPS/XI Feira do Semiárido





Clubes de trocas são experiências de economia popular e solidária, espaços onde as pessoas se juntam para realizar trocas de produtos, serviços e saberes entre si, de forma solidária, utilizando ou não a moeda social. Trata-se de uma prática que possibilita vivenciar uma “outra economia”, uma economia plural. Com efeito, pretende-se:


O Clube de Trocas do II CIEPS vai funcionar durante todo o Evento, no hangar, em “stand” próprio da XI Feira do Semiárido.

Traga seus livros ou sementes crioulas! Alguma outra coisa para trocar? Traga! O clube de trocas vai tomando a forma e o tamanho que a gente quiser!



O objetivo da atividade é:




- Evidenciar a economia das trocas simples, bem presente na Economia Popular e Solidária, especialmente nas economias locais, de fundamental importância para se mostrar o valor dos bens e serviços produzidos sob a perspectiva das diversas dimensões da vida, através do trabalho equivalente na pequena produção, de relevância fundamental como elemento emancipador individualmente, coletivamente e de forma comunitária.


- Possibilitar a compreensão sobre a dinâmica da comercialização e das trocas, especialmente, nos circuitos curtos, destacando-se o valor equivalente dos bens e serviços estabelecidos diretamente numa relação entre sujeitos e não entre unidades de produção e consumo.


- Demarcar o espaço da XI Feira do Semiárido e do II CIEPS como ambiente de diálogo e relações que pode contribuir para formar uma consciência de local socioprodutivo diferenciado, sob diversas perspectivas e dimensões da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário